Uma fonte da organização disse ao Novo Jornal Online que os comités de base do partido e municipais estão já mobilizados para homenagear o ex-presidente, tendo em vista o seu contributo na conquista da paz.

"Será uma grande festa e não há duvidas que o camarada José Eduardo dos Santos é mesmo arquitecto da paz", disse ao Novo Jornal Online o militante do MPLA, Amadeu Reis Paulo Vaz.

Segundo ele, "a marcha vai culminar com um espectáculo no Cine Atlântico e contará com vários artistas de referência do país".

Um outro membro do MPLA, Ramos Kibinda, reconheceu que a imagem de José Eduardo dos Santos "estará sempre associada aos grandes feitos e sucessos que Angola conquistou, desde a política, conquistando a paz".

"Dos Santos é referência da estabilidade que se vive em Angola", acrescentou, salientando que a sua credibilidade política é inquestionável.

Maria Santos, membro da Organização da Mulher Angolana (OMA), descreveu José Eduardo dos Santos como sendo "um grande líder".

"José Eduardo dos Santos é um dirigente do povo, um dirigente que marcou e continuará a marcar os angolanos", referiu.

A homenagem vai acontecer no dia em que será realizada a manifestação de um grupo de cidadãos que exigem o Repatriamento obrigatório de capitais.

Recorde-se que o Bureau Político do MPLA enalteceu a importância de José Eduardo dos Santos no alcance da paz em Angola, a 4 de Abril, dia em foi assinalado o dia da paz.

"Honra seja dada ao arquitecto da paz, camarada José Eduardo dos Santos, presidente do MPLA, que, nos momentos mais adversos da história recente de Angola, soube manter a serenidade, impondo a vitória do bem sobre o mal e, desta forma, propiciar, com o seu alto sentido patriótico e aglutinador, uma genuína reconciliação entre irmãos, outrora desavindos", lia-se na mensagem do partido, a propósito da comemoração do 04 de Abril.