No discurso que marcou o arranque da IV sessão extraordinária do Comité Central do MPLA, centrada nos preparativos do VI congresso extraordinário do partido, José Eduardo dos Santos começou por assinalar que faltam cerca de três semanas para o conclave.

"Decidimos, por essa razão, efectuar esta reunião extraordinária do Comité Central, para procedermos à apreciação do Projecto de Informação do Comité Central do MPLA ao VI Congresso Extraordinário, bem como à apreciação do Projecto de Regulamento da Atribuição dos Títulos de Presidente Emérito, de Membro Honorífico do Comité Central e de Militante Distinto do MPLA, em conformidade com os Estatutos do nosso Partido", introduziu o presidente dos "Camaradas".

Depois do ponto de ordem, o líder do MPLA manifestou o desejo de ver a transição na liderança do "Éme" convertida num "momento de unidade e de coesão política e ideológica".

Esse momento, agendado para 8 de Setembro, vai marcar a saída de José Eduardo dos Santos da presidência do MPLA, lugar que ocupa desde 1979, e elevar João Lourenço à liderança, no mesmo mês em que se completa um ano desde a sua ascensão à Presidência da República.

Homenagem a ZéDú

Entretanto, o CC do MPLA, ainda no âmbito desta reunião, apelou aos militantes para participarem activamente no programa de homenagem a José Eduardo dos Santos, que o partido está a preparar há alguns meses, quando lhe restam escassas semanas antes de ser substituído por João Lourenço na liderança do partido, no VI Congresso extraordinário, marcado para 08 de Setembro.

Foi, ainda nesse sentido, aprovado pelo Comité Central o conjunto de projectos para a atribuição a José Eduardo dos Santos dos títulos de "presidente emérito", de "membro honorífico" e ainda de "militante distinto", os mesmos atribuídos ao primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto.