Falando já na condição de Presidente de Angola, João Lourenço, que os resultados provisórios das eleições de 23 de Agosto apontam como futuro Chefe de Estado, reforçou a convicção de que a continuidade de José Eduardo dos Santos na liderança do MPLA não dilui o seu poder.

"Está claro que o MPLA vai influenciar nas políticas do Governo porque é o partido mais votado, tem 61% dos votos, e não é justo pensar que o MPLA não vai conduzir as políticas do novo Governo. Então quem seria? O partido menos votado? Sem dúvida que o novo Governo vai seguir o ideal do MPLA porque é o partido em que o povo confiou", disse o cabeça-de-lista dos "Camaradas", em entrevista à agência de notícias espanhola Efe, concedida em Madrid.

Apesar de reconhecer que a liderança de José Eduardo dos Santos vai continuar presente na governação, João Lourenço desvaloriza a situação.

"O Presidente Dos Santos é uma personalidade muito respeitada, tanto dentro do partido como por um conjunto da sociedade e não é anormal que o presidente do partido no poder não seja ele próprio o Presidente da República. Apenas para citar um caso, Donald Trump é o Presidente dos Estados Unidos mas não do Partido Republicano", apontou.

Já antes do escrutínio, João Lourenço tinha manifestado confiança na sua autoridade, rejeitando a ideia de que a permanência de José Eduardo dos Santos como líder do MPLA seja um entrave à governação. "Penso que terei todo o poder. Só não teria todo o poder se tivéssemos dois Presidentes no país, o que não é o caso", disse, citado pela agência Reuters.