A decisão do Governo foi aprovada na reunião da comissão económica do Conselho de Ministros, realizada ontem, 8, em Cabinda.

Segundo o director-geral do Instituto de Preços e Concorrência (IPREC), António Cruz Lima, as ligações ida e volta Luanda-Cabinda passarão a custar cerca de 33 mil Kwanzas, em classe económica, contra os actuais 46 mil Kz.

Citado pela Angop, o responsável acrescentou que o Presidente da República orientou os ministérios das Finanças e dos Transportes a definirem, em conjunto, questões ainda pendentes neste processo, nomeadamente as linhas gerais do Decreto Presidencial que deverá regular a medida.

António Cruz Lima explicou ainda que alguns custos que interferem na estrutura do preço do bilhete permanecem por acertar, como o custo do combustível e, as taxas da Empresa Nacional de Exploração de Aeroportos e Navegação Aérea.

O director do IPREC sublinhou contudo que a redução das passagens é um facto consumado e irreversível.

Recorde-se que em Abril, na sua apresentação à população de Cabinda como cabeça-de-lista do MPLA às eleições gerais, João Lourenço defendeu que as especificidades geográficas da província exigem que o Executivo crie condições para que a população tenha acesso a todos os bens e serviços de que necessita, realidade que esbarra sobretudo nas dificuldades de transporte. Para contornar este problema, o então candidato à Presidência da República prometeu tornar mais barato o custo dos bilhetes de passagem dos voos entre Cabinda e Luanda.

"Cabinda tem características muito próprias devido à sua localização geográfica, devido à descontinuidade em relação ao resto do país. Isso às vezes cria algumas dificuldades ao povo, obrigando o Governo central a colocar aqui todos os serviços de que a população necessita", considerou o João Lourenço.

Na altura, o cabeça-de-lista lembrou que o Governo tem investido "na reabilitação do aeroporto de Cabinda, nas infra-estruturas integradas, no porto de águas profundas do Caio", bem como "na recuperação das vias que ligam os quatro municípios" da província, mas reconheceu que os esforços ainda eram insuficientes.

Por isso, assumiu o compromisso de "tornar mais barato o custo do bilhete de passagem dos voos que ligam Cabinda a Luanda".