João Lourenço discursava, este sábado, na abertura da II reunião Metodológica Nacional sobre a Organização do Trabalho do Partido.

O dirigente do MPLA referia-se à "ideia criada e difundida", nos últimos tempos, em alguns círculos da sociedade angolana, que têm o objetivo de "dividir" os militantes do partido.

"Isso não existe no nosso seio, defendemos todos o MPLA e as suas causas, só há patriotas angolanos, porque todos defendemos a causa de Angola e dos angolanos", afirmou João Lourenço, que recordou que "ao longo da sua história, o MPLA enfrentou e ultrapassou momentos difíceis, onde nalguns casos teve cisões que o enfraqueceram, mas soube sempre evitar consequências piores".

João Lourenço reiterou, de igual modo, que os titulares de cargos de responsabilidade política devem ser os primeiros a assumirem, na prática, atitudes que dignificam o bom nome do MPLA e influenciar positivamente os militantes e jovens.

O vice-presidente dos "camaradas" defendeu que "sempre que possível" se deve "trabalhar com antecipação no sentido da sua prevenção".

"E isto é uma preocupação que deve ser permanente, porque dentro e fora do partido, acredito, que sempre houve quem estivesse interessado em corroer o partido, para que não cumpra com a sua missão histórica", disse João Lourenço.

"Devemos continuar cada vez mais unidos e coesos em torno dos ideais do MPLA, para que com a força do passado, do presente e do futuro, construamos um futuro melhor", reforçou.

De lembrar que o Departamento de Informação (DIP) do Comité Central do MPLA emitiu, na quarta-feira passada, uma nota de esclarecimento para desmontar um boato posto a circular nas redes sociais onde era avançado que a última reunião do Bureau Político (BP) foi palco de forte contestação à liderança do partido por José Eduardo dos Santos.