Lembrando que a viagem do Chefe de Estado angolano a Portugal acontece dois meses depois de ter lugar a visita oficial do primeiro-ministro luso, António Costa, a Angola, entre os dias 16 e 18 de Setembro, o Público escreve que o "irritante" nas relações entre os dois países foi ultrapassado.

De lembrar que João Lourenço, em declarações aos jornalistas, após ter discursado no Parlamento Europeu (PE), em Estrasburgo, em Julho, o Presidente de Angola assegurou que as relações com Portugal "estão boas" e que visitaria o país logo que estivessem criadas as condições.

"Sabe que as visitas a este nível, a nível de chefes de Estado, têm de ser preparadas com uma certa antecedência. Nós acordámos com as autoridades portuguesas que, antes da minha deslocação a Portugal, devo receber o primeiro-ministro português em Angola. Este processo está em curso, posso garantir que, de acordo com a agenda do próprio primeiro-ministro, António Costa, ainda este ano a visita vai acontecer", avançou.

Questionado sobre se a visita oficial de António Costa a Angola estaria condicionada pelo processo do ex-vice-Presidente de Angola, Manuel Vicente, o chefe de Estado angolano afiançou que não.

"Absolutamente não. Só depende do acerto de calendários. Não tem nada a ver com o processo Manuel Vicente", reforçou.

No entanto, em Junho, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, tinha afirmado, em Bruxelas, que a visita do primeiro-ministro português a Luanda "já poderia ter tido lugar antes" se não fosse o processo judicial em Portugal envolvendo ex-vice-Presidente angolano, Manuel Vicente - entretanto transferido para a justiça angolana.