O governante, que discursava durante uma palestra destinada aos dirigentes e quadros do Ministério do Interior (MININT), aconselhou os participantes a gravarem eventuais tentativas de extorsão e chantagem, de modo a encaminhar aos tribunais aquelas pessoas que enveredam pela extorsão e chantagem, regista a Angop.

"Não devem ceder à chantagem e à extorsão de pseudo-jornalistas que existem na nossa sociedade. O nosso conselho é não ceder à chantagem, se não ficamos nas mãos dos jornalistas", advertiu João Melo, citado pela Angop, que refere que o ministro recomendou ainda aos dirigentes para que não corrompam os jornalistas.

"Na gíria jornalística, diz-se o seguinte: o jornalista quer duas coisas, ou informação ou dinheiro. O problema é quando nos enganamos e vamos dar dinheiro a quem quer informação ou o contrário. Como é difícil saber, o nosso conselho é não ir para essas práticas", escreve a Angop, citando o ministro.

O ministro, que recomendou uma maior abertura dos órgãos de segurança pública à sociedade, antecipando-se sempre na divulgação da informação, lembrou que "os problemas não devem, em princípio, ser escondidos".

"Deve-se, às vezes, quando a necessidade obrigar, omitir mas nunca mentir, por não ser uma boa estratégia de comunicação. Dá resultados, mas só a curto prazo e não recomendo", declarou.

"A comunicação não faz milagres, por mais ágil e brilhante que seja, o determinante é fazer as coisas bem ou demonstrar à sociedade que estamos a esforçar-nos para fazer as coisas bem", escreve por último a Angop, citando João Melo.