Tal como o Novo Jornal avançou no início do mês, a escolha de João Lourenço para a liderança do banco central recaiu sobre José de Lima Massano, figura que já exerceu as mesmas funções no BNA.

A informação consta de uma nota da Casa Civil do Presidente da República, citada na abertura do Jornal da Tarde da TPA.

Segundo a mensagem, para além da mudança no Banco Nacional de Angola, o Chefe do Estado e do Executivo decretou alterações na Comissão do Mercado de Capitais e no Banco de Desenvolvimento de Angola.

No caso da Comissão de Mercado de Capitais, Mário Edson Gourgel Gavião vai assumir a presidência do Conselho de Administração, enquanto Edna Nogueira Fernandes da Silva Kambinda será administradora executiva.

Em relação ao Banco de Desenvolvimento de Angola, Abrahão Pio dos Santos Gourgel assume o cargo de presidente de conselho de administração, enquanto Mário Jorge de Alcântara Monteiro será o administrador executivo da instituição, e Amândio Vaz Velho e José Aníbal Lopes Rocha administradores não executivos.

José de Lima Massano iniciou a sua carreira na Sonangol E.P., em 1997, no Departamento de Contabilidade, tendo feito parte dois anos depois do Conselho de Administração do Banco de Poupança e Crédito (BPC). Em 2006, torna-se presidente da Comissão Executiva do Banco Angolano do Investimento (BAI), função que ocupou até 2010, ano em que foi nomeado governador do BNA. Em 2015 retornou ao BAI como presidente da Comissão executiva.

Refira-se que, em 2015, José Pedro de Morais Júnior substituiu no cargo José de Lima Massano.

Já Valter Filipe, jurista de formação, com especialização em matérias económicas, substituiu no cargo José Pedro de Morais Júnior, antigo ministro das Finanças, que apenas ficou no BNA um ano e dois meses, tendo sido exonerado pelo ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, a seu pedido.

Numa das suas intervenções públicas, Valter Filipe terá reconhecido fragilidades no sistema financeiro angolano as quais criam dificuldades na relação com bancos correspondentes internacionais.

Note-se que o BNA tem como funções assegurar a preservação do valor da moeda nacional e participar na definição das políticas monetária, financeira e cambial.