Natural de Angola, a presidente do CDS-PP é uma visita regular ao país, mas, desta feita, a sua vinda deve-se a um convite da Universidade Agostinho Neto, onde já esteve em algumas circunstâncias profissionais de âmbito académico, para realizar uma palestra sobre as mulheres na política. Esta é a primeira estadia na capital angolana como líder partidária.

Esta visita de Assunção Cristas coincide com o desanuviar da crise diplomática entre Angola e Portugal, despoletada pelo processo judicial aberto em Lisboa contra o ex-Vice-Presidente angolano, Manuel Vicente, no início de 2017.

Crise essa que viu o seu epílogo chegar com a decisão do Tribunal da Relação de Lisboa de enviar o processo de Manuel Vicente para a justiça angolana, tal como era exigido pelo Presidente João Lourenço como condição incontornável para o reatar das "boas relações" entre os dois países.

Esse desanuviamento da crise e o restabelecimento das relações "de alto nível", como ambas as partes se referem ao que liga historicamente Lisboa e Luanda, já tinha mostrado sinais de estar prestes a suceder com o anúncio, na semana passada, da vista a Angola do ministro da Defesa Nacional português, Azeredo Lopes.

A presidente do CDS vai manter, durante esta visita a Luanda, encontros com os dirigentes, embora não se saiba ainda os nomes, do MPLA, da UNITA e da CASA-CE.