Fotos de camiões a transportar pilhas de lixo, imagens de máquinas a tapar buracos nas estradas e até um vídeo no qual se vêem trabalhadores a lavar estradas sem restrição de água, líquido que, garantem os relatos partilhados online pelos huilanos, começou "milagrosamente" a jorrar da fonte que adorna o jardim em frente ao edifício do Governo provincial.

Tudo para impressionar o Presidente da República, João Lourenço, lamentam vários internautas a partir do Lubango, alertando para uma operação de "maquilhagem da realidade" na capital da Huíla, montada em vésperas da 7.ª reunião da Comissão Económica do Conselho de Ministros.

O encontro foi realizado esta sexta-feira, 13, em solo huilano, sob orientação do Chefe de Estado.

"Como podem ver nessas imagens, estão neste momento a lavar as estradas do Lubango e o maior objectivo é tentar passar uma boa impressão ao Presidente da República", ouve-se num dos vídeos partilhados nas redes sociais.

Segundo o autor da gravação, efectuada um dia antes da visita de João Lourenço, as movimentações de limpeza da cidade começaram no início da semana.

A deslocação do Chefe de Estado ao Lubango insere-se nos esforços de descentralização, iniciados em Novembro passado, com a reunião do Conselho de Ministros em Cabinda.