Manuel Augusto, que se desloca a Portugal para participar na organização de uma reunião preparatória de um fórum Europa-África, preparada pelo Conselho da Diáspora, pediu uma audiência a Marcelo de Sousa.

"O senhor ministro das Relações Exteriores de Angola vem para uma reunião no quadro de uma instituição que é patrocinada pelo Presidente da República, que é o Conselho da Diáspora, que vai organizar uma reunião preparatória de um fórum Europa-África", disse o PR português aos jornalistas.

"Sendo uma iniciativa que tem a ver com a Presidência da República, pediu audiência, e eu tenho um prazer muito grande em estar com o senhor ministro", acrescentou.

Sobre a agenda da reunião, Rebelo de Sousa disse que iriam ser abordados assuntos como a colaboração dele no âmbito do fórum Europa-África e as relações bilaterais entre Portugal e Angola, "que estão num momento muito bom".

António Costa, primeiro-ministro português, deve visitar Luanda em breve, no quadro da normalização das relações entre Angola e Portugal.

No final de Junho, fonte do Ministério das Relações Exteriores angolano indicou à Lusa que a visita de António Costa a Angola estava a ser programada para o período entre Agosto e Setembro.

A mesma fonte acrescentou que o agendamento da visita do chefe do Governo português estava apenas dependente de questões de agenda de ambas as partes.

No início deste mês, o ministro das Relações Exteriores de Angola, Manuel Augusto, afirmou, em Bruxelas, que estava a trabalhar directamente com o seu homólogo português, Augusto Santos Silva, para que o programa da deslocação de António Costa a Angola estivesse "à altura dessa visita".

Na altura, o chefe da diplomacia angolana comentou que a visita do primeiro-ministro português a Luanda "já poderia ter tido lugar antes" se não fosse o processo judicial em Portugal envolvendo ex-vice-Presidente angolano, Manuel Vicente - entretanto transferido para a justiça angolana.