Depois de ter anunciado o dia 7 de Setembro como data para a realização do VI Congresso Extraordinário do MPLA, que vai formalizar a saída de José Eduardo dos Santos da presidência do partido e a sua substituição por João Lourenço, candidato único à liderança, a força política no poder reviu esse calendário na 5.ª Reunião Ordinária do Bureau Político, realizada na última sexta-feira, 15.

No encontro, que decorreu sob a direcção de José Eduardo dos Santos, os "Camaradas" decidiram que a sucessão na presidência do partido vai decorrer a 8 de Setembro, um sábado.

Segundo o comunicado final da reunião, ao qual o NJOnline teve acesso a reunião permitiu apreciar "as propostas de Convocatória do Congresso, de Metodologia Geral de Preparação e Realização do conclave da Comissão Preparatória e do seu regimento, dos órgãos e regulamento internos", bem como aprovar a logomarca e o Plano de marketing do evento.

O BP do MPLA analisou igualmente a proposta de programa de homenagem ao líder cessante, "pelos esforços envidados para a preservação da Independência Nacional, conquista da paz efectiva, da reconciliação entre os angolanos e reconstrução do país".