De acordo com o comunicado do MPLA, esta proposta insere-se no âmbito da execução do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituições das Importações (PRODESI).

O programa foi aprovado em Conselho de Ministros no passado mês de Setembro, e será implementado pelo Estado em parceria com os empresários e centros universitários de investigação científica, de acordo com o secretário de Estado para a Economia, Sérgio dos Santos, que avançou que o Governo iria disponibilizar 13 mil milhões de kwanzas para a sua execução.

No PRODESI estão identificados os projectos e actividades que visam assegurar o alcance dos objectivos e metas expressos no Plano Nacional de Desenvolvimento (PND), para o período 2018-2022.

No quadro do programa de Apoio à Produção Nacional, Diversificação das Exportações e Substituição de Importações, o Governo criou também um portal electrónico para que os produtores nacionais possam divulgar os produtos que tenham para comercializar.

O partido dos "Camaradas" considera "fundamental a implementação de medidas referentes à redução drástica das importações de produtos de que o País é auto-suficiente, com vista a incentivar e promover a produção nacional e os respectivos agentes económicos", pode ler-se no comunicado chegado às redacções.

A proposta foi aprovada na 22ª ordinária, liderada pela vice-presidente do MPLA, Luísa Damião.