Depois de um encontro, em Luanda, a secretária-geral da SWAPO, da Namíbia, Sophia Shaningwa, que está em Angola a convite do MPLA, disse que o seu partido respeita a posição tomada pelo ANC, que deu ultimato, na segunda-feira, ao Presidente, Jacob Zuma, para se demitir do cargo, o que foi efectivado na quarta-feira à noite.

"Respeitamos a deliberação do ANC. Internamente, a direcção do partido assim entendeu e nós como partido irmão temos que aceitar", disse Sophia Shaningwa, depois de um encontro com o seu homólogo do MPLA, António Paulo Kassoma.

A posição da secretária-geral da SWAPO, Sophia Shaningwa, que está em Angola a convite do MPLA durante quatro dias, foi corroborada também pelo seu homólogo António Paulo Kassoma, que diz esperar que "a direcção do ANC resolva pacificamente este problema".

"São problemas internos e esperamos que o ANC resolva este problema", disse aos jornalistas o secretário-geral do MPLA, António Paulo Kassoma.

"Estamos atentamente a acompanhar o que se passa na África do Sul entre o ANC e seu membro Jacob Zuma que deixa a presidência do país", acrescentou.

Esta é a primeira visita oficial da dirigente da SWAPO, partudo que governa a Namíbia, após a sua eleição, em Novembro do ano passado, como secretária-geral do partido e o regresso para o seu país está previsto para a manhã de domingo, 18.

Recorde-se que, o Presidente sul-africano Jacob Zuma anunciou quarta-feira a demissão do cargo com efeitos "imediatos".

"Decidi demitir-me do cargo de Presidente da República com efeitos imediatos, apesar de discordar da direção do meu partido", afirmou Zuma, numa declaração ao país transmitida pela televisão.

A declaração foi feita horas depois de Zuma ter recusado ceder à exigência do partido, que na segunda-feira lhe deu 48 horas para se demitir.

Zuma, 75 anos, esteve até à resignação sob intensa pressão para ceder poder ao seu vice-Presidente e novo líder do ANC, Cyril Ramaphosa.

Jacob Zuma, no poder desde 2009, enfrenta acusações de corrupção e favorecimento indevido de empresários de quem é amigo, em prejuízo da Economia sul-africana.