O líder da CASA-CE que falava durante a cerimónia da tomada de posse dos novos membros do colégio presidencial afirmou que "este acto é um abrigo dos poderes legítimos que lhes são conferidos pelos acordos de renovação de coligação, realizados na véspera das eleições gerais de 2017, tendo em conta a nova conjuntura desta formação política coligada".

"Com este acto, de atribuição de responsabilidades directas e exclusivas a cada um de vós, demos o primeiro passo, no âmbito do ideal de refundação da CASA-CE", acrescentou Abel Chivukuvuku.

Segundo o presidente da CASA-CE, o contexto político de Angola, a médio prazo, estabelece dois objectivos, nomeadamente as eleições autárquicas, em 2020, e as gerais, em 2022.

Para Abel Chivukuvuku, estes serão os desafios para os quais a CASA-CE deve preparar-se e que devem fazer parte das incumbências directas e concretas dos membros do colégio presidencial que hoje tomaram posse.

"Estamos em vésperas do fim do ano de 2018, e por isso exorto-vos a produzirem nos próximos tempos, a vossa visão de projecção estratégica e acções para cada um dos vossos pelouros, por forma a podermos iniciar o ano de 2019 com ideias claras e um programa exequível", frisou.

Na cerimónia de hoje tomaram posse o presidente do PADDA-AP, Alexandre Sebastião André, coordenador da acção para os assuntos institucionais e jurídicos, Manuel Fernandes, presidente do PALMA, que coordenará a acção política e a revitalização da coligação.

O presidente do PPA, Felé António, vai-se responsabilizar pelas questões patrimoniais da coligação, ao passo que o seu colega do PDP-ANA, Simão Makazu, vai chefiar a pasta dos assuntos políticos, económicos e financeiros.

O líder do PNSA, Sikonda Lulendo, é novo responsável para as questões da sociedade civil e religiosas, Justino Pinto de Andrade, do Bloco Democrático, coordenará as questões eleitorais gerais e autárquicas.

O almirante na reserva, André Mendes de Carvalho, é o responsável para as questões parlamentares, enquanto Cesinanda Tersa José de Kerlan Xavier Narciso vai atender a comunicação social e marketing (porta-voz).

A Convergência Ampla de Salvação de Angola - Coligação Eleitoral (CASA-CE) é uma coligação eleitoral de partidos políticos.

Na sua primeira eleição, no ano de 2012 , elegeu oito representantes para a Assembleia Nacional , conseguindo aproximadamente 6% dos votos. O seu cabeça de lista foi Abel Chivukuvuku, que terminou em terceiro lugar na disputa pela Presidência da República.

Nas eleições de 2017, a coligação duplicou o número dos deputados na Assembleia Nacional, de oito, em 2012, para 16, em 2017.

A CASA-CE une as seguintes agremiações partidárias: Partido de Aliança Livre de Maioria Angolana (PALMA), Partido de Apoio para Democracia e Desenvolvimento de Angola - Aliança Patriótica (PADDA-AP), Partido Pacífico Angolano (PPA), Partido Nacional de Salvação de Angola (PNSA) e Bloco Democrático.