Falando na abertura da 20.ª reunião do Órgão de Política, Defesa e Segurança da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), hoje em Luanda, o Presidente da República referiu que recebeu das autoridades congolesas a indicação de "foram dados importantes passos no sentido da implementação" dos acordos de São Silvestre, que pressupunham a realização das eleições presidenciais na RDC no final de 2017.

"Refiro-me, em especial, ao compromisso assumido pelas autoridades de manter e confirmar a data das eleições para 23 de Dezembro do corrente ano", explicou João Lourenço, que aludiu também ao facto de "terem o registo dos eleitores concluído, e de estarem assegurados os recursos para financiar o orçamento das eleições".

Segundo o Chefe de Estado, esses passos são "sinais que podem contribuir para o necessário e urgente desanuviamento das tensões internas nesse país e para o reforço da confiança mútua entre todas as partes". Ou seja: Governo, oposição e sociedade civil.

Apesar do optimismo, o Presidente da República apelou a todos os intervenientes do processo de regularização do conflito na RDC para que "continuem empenhados em garantir um ambiente propício para a realização de eleições pacíficas e credíveis, superando as diferenças e construindo pontos de convergência que privilegiem a paz, a segurança, a estabilidade e a reconciliação nacional".

Na sua intervenção, o titular do poder Executivo abordou também à situação no Reino do Lesoto e na República do Madagáscar, tendo alertado para uma análise cuidada, responsável e realista da situação, tendo em vista o estabelecimento da paz, do desenvolvimento económico em toda a região.