O Presidente da República disse que Fernando Miala é alguém que ainda tem muito a dar ao país e justificou ainda a sua escolha para dirigir a importante estrutura do SINSE por se tratar de alguém que, "como poucos", já tem a experiência de ter passado por "praticamente todos" os serviços ligados à "intelligentsia" angolana.

João Lourenço lembrou ainda que, apesar de a actual conjuntura ser de paz no país, são grandes os desafios que esperam o novo comandante do SINSE.

Antes da tomada de posse no novo cargo, o novo chefe do SINSE foi promovido de tenente-general a general.

Com esta nomeação, Fernando Garcia Miala acaba por ser totalmente reabilitado como quadro de destaque nas estruturas do Estado angolano, depois de em 2007 ter sido, demitido, num cenário de pesada exposição pública, do cargo de director dos Serviços de Inteligência Externa de Angola pelo então Presidente José Eduardo dos Santos.

Este complexo, e sempre repleto de dúvidas sobre a sua verdadeira génese, processo, culminou com a sua condenação à pena de prisão de quatro anos em tribunal militar, pelo crime de insubordinação, recebendo posteriormente um indulto presidencial.