Na mensagem de condolências, o Chefe de Estado e do Executivo recorda a "brilhante trajectória" do general João Baptista de Matos, figura que descreve como "uma referência para a juventude na defesa dos mais nobres valores da cidadania".

Sublinhando que o antigo Chefe do Estado-Maior General "faz parte da História recente da República de Angola", João Lourenço lembra que o percurso de João de Matos ao serviço da Nação começou quando era muito jovem e se juntou à luta de libertação nacional.

De acordo com a nota presidencial, a dedicação ao cargo de Chefe do Estado-Maior General "elevou-se para a contribuição inequívoca do alcance da paz, reconciliação nacional e manutenção da integridade territorial".

Para além de destacar os feitos militares do general João de Matos, o Presidente da República assinala que o amor pelo país levou-o a disponibilizar, incansavelmente, "recursos para a preservação da biodiversidade, tendo sido um dos principais impulsionadores da localização e protecção da Palanca Negra Gigante e do Parque Nacional da Kissama".

No final da mensagem, em que endereça à família enlutada e às Forças Armadas Angolanas os mais sentidos pesares, João Lourenço apela a que o legado do ex-Chefe do Estado-Maior General perdure.

"Que o exemplo de patriota, activista ambiental e empreendedor, acompanhe os angolanos, enquanto Nação, na construção de uma sociedade mais inclusiva e protectora do bem-comum".