O Fórum "Investir em África" é uma ideia inicial da China e é co-organizado com o Banco Mundial, tendo a sua realização ocorrido até agora alternadamente na China e no continente africano. Em África teve lugar na Etiópia, em Adis Abeba, e no Senegal, em Dakar, e na China decorreu também por duas vezes, em Guangzhou e Changsha.

Este fórum, que decorre este ano em Brazzaville, entre hoje e quinta-feira, tem como propósito maior trabalhar a visão africana e chinesa para definir os projectos que contam com financiamento ou apoio chinês, incluindo o sector privado.

O objectivo maior é consolidar a visão da diversificação das economias africanas, que são essencialmente dependentes da exportação de matérias-primas, como Angola é um dos casos mais evidentes devido à importância do petróleo para a sua economia.

A criação de emprego é essencial para dar resposta a crescente procura de uma população jovem e em crescimento rápido, sendo fundamental pensar em estratégias para lidar com uma população global superior a 1,3 mil milhões de pessoas daqui a menos de uma década, como a organização sublinha numa nota de divulgação deste fórum.

Recorde-se que o Governo angolano precisa urgentemente de aumentar de forma substancial o investimento externo de forma a consolidar o seu ambicioso Plano de Desenvolvimento Nacional 2018-2022, com a diversificação da economia no topo das prioridades.