O Chefe de Estado voltou a mexer na Diplomacia, que passa a ter novos representantes no Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte, no Vaticano, na Turquia e na Áustria.

Segundo vários despachos assinados hoje por João Lourenço, os embaixadores Armindo do Espírito Santo e Miguel Gaspar Fernandes Neto, até aqui representantes de Angola no Vaticano e no Reino Unido da Grã Bretanha e Irlanda do Norte, respectivamente, são substituídos por dois ex-ministros. Nomeadamente Paulino Domingos Baptista que ocupava a pasta da Hotelaria e Turismo e Rui Mangueira, antigo titular da Justiça e dos Direitos Humanos.

As nomeações abrangem ainda duas posições que estavam em aberto depois das saídas de José Guerreiro Alves Primo da Turquia, para ocupar o cargo de secretário de Estado da Hotelaria e Turismo, e de Maria de Jesus dos Reis Ferreira, exonerado da Áustria no mês passado.

Para os seus lugares entram José Gonçalves Martins Patrício, novo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário acreditado na Turquia e Teodolinda Rosa Rodrigues Coelho, que para além de ocupar o cargo de Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária na Áustria, vai ser a Representante Permanente do país junto da Organização das Nações Unidas e outras Organizações Internacionais em Viena.