Segundo apurou o Novo Jornal Online, nessas consultas, os membros dos comités provinciais vão ser informados da resolução sobre o VI Congresso Extraordinário, com data prevista para o dia 7 de Setembro de 2018, assim como o cronograma de acções a desenvolver no quadro da sua preparação.

"O Partido está a viver um momento histórico, durante o qual são chamados todos os militantes para cerrarem fileiras em torno do Partido e dos seus ideais, com vista a reforçar a unidade e a coesão interna", diz uma nota do partido no poder.

Recorde-se que o presidente do MPLA, José Eduardo dos Santos, reafirmou na última reunião do Comité Central, que deixa a vida política em 2018 por vontade própria.

Na sessão que teve como objectivo aprovar a resolução sobre a realização do sexto Congresso Extraordinário do MPLA, a ter lugar em Setembro, José Eduardo dos Santos afirmou que a transição deve ser feita sem sobressaltos e que o processo deve mostrar a maturidade política do partido no poder em Angola, como uma força com mais de 60 anos.
Durante a intervenção, José Eduardo dos Santos, que não concorreu às eleições gerais de Agosto de 2017, recordou que a transição a nível do partido culminará com a eleição de um novo presidente em resultado da vontade por si manifesta de abandonar a vida política no ano de 2018, apesar de o seu mandato regular terminar em 2021, por força dos estatutos do MPLA.
"Recordo-me ter dito em linhas gerais que tudo que tem um começo tem um fim. Porque é assim a dialéctica da vida", afirmou durante o discurso de improviso.
Referiu que a vida do MPLA tem um ciclo que termina e recomeça-se assim a outra fase da sua existência e que o partido deve saber reter tudo que fez de positivo e lhe permitiu chegar a fase em que se encontra, estabelecendo novos objectivos para os seus militantes visando materializar os ideais proclamados desde a sua fundação.
O MPLA aprovou a 27 de Abril a realização de um congresso extraordinário na primeira quinzena de Setembro deste ano e a candidatura de João Lourenço ao cargo de Presidente do partido.