Com uma parafernália de meios deslocados para o Palácio Presidencial na Cidade Alta, as televisões e as rádios vão transmitir em directo as respostas do Chefe de Estado aos 150 jornalistas, embora nem todos devam ter a oportunidade de colocar questões, que os serviços da Presidência esperam estar neste encontro, cujo formato nunca aconteceu em Angola.

As duas televisões angolanas, TPA e Zimbo, bem como a RTP Internacional e África, e ainda a generalidade das rádios, vão estar em directo a partir da Cidade Alta.

Este é mais um sinal que João Lourenço envia +ara a sociedade angolana e para a comunidade internacional de que a sua governação se caracteriza por uma nova proximidade entre o Presidente e a sociedade, como, de resto, fizeram sublinhado disso mesmo os seus serviços de apoio antecipando que se trata de uma iniciativa no âmbito de um programa que pretende fomentar uma maior aproximação entre a Presidência da República e a comunicação social.

Como novidade acrescentada está ainda a informação de que este encontro, anunciado como uma "entrevista colectiva", ao Chefe de Estado vai ter uma periodicidade anual.

"É nosso propósito, e dentro de um estilo arejado, próximo e de grande inclusão, que o Presidente da República imprime para o seu mandato, estabelecermos essa ponte humanizada entre os que fazemos vida profissional e servimos a pátria no interior das paredes e salões do palácio presidencial e todos vós que para lá destes limites dão o melhor à profissão jornalística e a missão de informar o grande público sobre os actos da governação", disse Luís Fernando, secretário para os assuntos de comunicação institucional e imprensa do Presidente da República

E esta é aberta a "todos os jornalistas, tanto os residentes, quanto os que pretendam viajar a Luanda para esse propósito. Não será, em rigor, uma entrevista organizada por motivo expresso dos 100 primeiros dias de governação, mas sim algo muito mais abrangente, que procura uma aproximação maior da imprensa ao novo Chefe de Estado", concluiu Luís Fernando.

Neste encontro com os jornalistas, João Lourenço deverá falar sobre os seus 100 dias de governo, assim como de "perspectivas, planos, aspirações e ideias gerais do programa de governo".