Segundo o Plano, a que o Novo Jornal teve acesso, neste período vão registar-se melhorias na qualidade e nas capacidades técnicas, operacional, logística e infraestrutural das Forças Armadas.

O documento aponta ainda para a elevação da qualificação técnica e profissional dos recursos humanos das Forças Armadas e a melhoria nas suas condições de vida. "Rever a legislação fundamental sobre a Segurança e Ordem Interna, garantir a Segurança Pública e a Integridade e Controlo das Fronteiras Nacionais e Combater a Criminalidade", explica o documento, são objectivos centrais. Segundo o plano, a implementação daquelas prioridades far-se-á com base nos Programas de Acção Fundamentais aqui apresentados com a revisão da legislação fundamental sobre a defesa nacional.

No período em referência, serão aprovados diplomas legais que concorram para uma adequada organização dos Órgãos de Segurança e Ordem Interna, com destaque para a política migratória e a segurança nos diferentes domínios.

Também será criada uma indústria militar que concorra para o aumento da capacidade militar das FAA, bem como a sua auto- -suficiência em víveres, vestuário, calçado e outros bens essenciais para o seu funcionamento. Centros de investigação científica orientados para o aumento da capacidade da indústria militar nacional também serão criados.

Os Objectivos Estratégicos da Política de Defesa e Segurança Nacional orientam-se para a preservação da União e a Coesão Nacional, assegurando os pressupostos fundamentais da Defesa e da Segurança Nacional, interna e externa, como condição para a estratégia de reforço da democracia e da promoção do desenvolvimento nacional, bem como da inserção regional e mundial de Angola.

O ex-ministro da Defesa Nacional de Angola Cândido Pereira dos Santos Van-Dúnem afirmou, antes de ser substituído no cargo por João Lourenço (a 22 de Abril), que os próximos cinco anos servirão para a modernização das Forças Armadas Angolanas (FAA), tornando- as capazes para a contínua defesa dos interesses da Nação.

Segundo disse, tal como previsto no programa, o sector da Defesa Nacional vai sofrer uma série de transformações para melhorar as condições de vida e de trabalho dos seus efectivos, adequando- as a um ambiente de paz e consolidação da democracia. "Acreditamos que a materialização do programa de governo do MPLA para o quinquénio 2012/2017 vai obviamente promover maior dignidade aos nossos efectivos e a todos aqueles que fazem parte da Defesa Nacional", concluiu.

Consta assim do referido programa, designadamente a revisão da Lei de Defesa Nacional e das FAA, Lei de bases gerais da organização e funcionamento dos sectores, Lei das carreiras militares, serviço militar, postos distintivos e hierárquicos das FAA.