A Comissão de Mandatos não tinha aprovado, na primeira instância, a candidatura do vice-presidente cessante, obrigando-o a apresentar um comprovativo de 15 anos de militância não interrompida.

"O prazo dado ao candidato Raul Danda terminou hoje. A qualquer momento a Comissão de Mandatos vai pronunciar-se a respeito da situação", disse ao NJOnline Ruben Sikato.

O candidato Adalberto da Costa Júnior, que já recebeu a certidão de renúncia à nacionalidade portuguesa, embora a Comissão de Mandatos também ainda não se tenha pronunciado, já está em digressão, em campanha eleitoral, nas províncias do Huambo, Bié, Benguela e Kuanza Sul.

Para amanhã, o antigo secretário-geral da UNITA, Abílio Kamalata "Numa" programou fazer o lançamento da sua campanha eleitoral, na localidade do Lopitanga, junto ao túmulo de Jonas Malheiro Savimbi, ao passo que o outro candidato, José Pedro Kachiungo fará campanha em Luanda.

Recorde-se que Isaías Samakuva foi eleito presidente do partido em 2003, na sequência da morte em combate de Jonas Savimbe, no ano anterior, do líder fundador do partido, Jonas Savimbi, o que levou ao fim da guerra civil de quase 30 anos em Angola.

Desde 2003 na presidência da UNITA, o actual líder, Isaías Samakuva, já derrotou nos últimos congressos, os candidatos Lukamba Gato, Abel Chivukuvuku, Dinho Chingunji e Abílio Kamalata "Numa".