Ao Novo Jornal Online, o deputado informou que os delinquentes, ainda não identificados, partiram o portão e a porta da residência e introduziram-se no interior da casa.

"Vandalizaram a minha viatura protocolar e roubaram 50.000 mil Kwanzas" denunciou Joaquim Nafoia, destacando a pronta intervenção do seu segurança pessoal, que mora perto, e que comunicou de pronto o sucedido ao comando da Polícia próximo da sua residência.

Nafoia contou ainda que a polícia está a investigar a situação e espera que o caso seja esclarecido o mais rápido possível.
O deputado lembrou também que, em Setembro do ano passado, um filho seu foi assassinado e, até neste momento, a Polícia ainda não esclareceu o caso.

"É uma perseguição", resumiu Nafoia, que também é secretário da UNITA para os direitos humanos.

Joaquim Nafoia, que foi secretário para a informação do PRS antes de aderir à UNITA, tem defendido muitos casos sobre violação dos direitos humanos por parte das empresas que exploram diamantes nas Lundas.

Recentemente, o deputado esteve na aldeia Njila Ngola, no município de Dange Quitexe, província do Uíge, onde o fazendeiro Mayaya André Filho foi acusado de expropriar terras de cerca de 200 famílias.

O grupo parlamentar da UNITA produziu um relatório síntese sobre a visita de trabalho efectuada à localidade, depois de ter sido mandatada para constatar no local as denúncias contidas numa carta supostamente endereçada pela população daquela aldeia.

"Estas defesas não agradam a muita gente. Como consequência, eu e a minha família somos perseguidos", concluiu.