A anunciada saída de José Eduardo dos Santos da política activa, prevista para este ano, poderá, afinal, acontecer apenas no próximo ano.

Segundo o presidente do MPLA, o congresso extraordinário para eleger o seu sucessor acontecerá, na melhor das hipóteses em Dezembro deste ano, podendo ser adiado para Abril de 2019.

O calendário foi apresentado pelo líder dos "Camaradas" na abertura da 5.ª sessão ordinária do Comité Central do MPLA, que decorre em Luanda, no Complexo Turístico Futungo 2.

O anúncio de José Eduardo dos Santos desfaz rumores de uma saída iminente, e contraria a ideia de que perdeu o controlo do partido.

Numa demonstração de força, o ex-Presidente da República adiantou que quer estar envolvido, pessoalmente, no processo de realização das primeiras eleições autárquicas no país.

"Assim, recomendo, por ser mais prudente, que a realização do congresso extraordinário do partido, que vai resolver a liderança do MPLA, seja em Dezembro de 2018 ou Abril de 2019", disse José Eduardo dos Santos, sem avançar mais pormenores sobre este processo.

Recorde-se que José Eduardo dos Santos anunciou a saída da vida política em 2018, na abertura da 11.ª sessão ordinária do Comité Central do MPLA, em Março de 2016.