Em jeito de resposta directa a João Lourenço, que ontem, no seu discurso de vitória, acusou os partidos da oposição de incitar à violência, Samakuva pediu aos militantes da UNITA "e a todos os cidadãos em geral" que "não se precipitem" , "mantenham a calma" e "acompanhem a evolução com tranquilidade, sempre com respeito pela constituição e pela lei angolana".

"Não nos precipitemos na tomada de posições. Não incorramos em actos que possam provocar situações ainda mais difíceis do que as que estamos a viver neste momento", disse, acrescentando: "Nós é que estamos a defender a lei, e ela permite-nos várias formas de luta. São essas formas que iremos utilizar".

Recorde-se que a UNITA manifestou a intenção de recorrer ao Tribunal Constitucional para "repor a verdade eleitoral", pedindo a impugnação dos resultados das eleições de 23 de Agosto.

"Até aqui, o partido tem estado em sintonia com as restantes forças da oposição, e juntos arranjaremos forças que buscam a liberdade do nosso povo", afirmou ainda Isaías Samakuva.