Sob a orientação do vice-Presidente do MPLA, João Lourenço, o Secretariado do Bureau Político, analisou um informe saído da 5ª reunião metodológica do departamento dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria do Comité Central do Partido, realizada recentemente em Luanda.

O Secretariado do Bureau Político do MPLA, no que se refere à dinâmica da acção partidária, apreciou quatro propostas, designadamente, de realização de um curso de formação política de curta duração para dirigentes do Partido, do plano de eventos de formação política para o ano de 2018 e de candidaturas aos cargos de secretária provincial da OMA e de primeiro-secretário do Comité Provincial da JMPLA, em Benguela.

Nos corredores da política angolana, surgem rumores segundo as quais o presidente do partido, José Eduardo dos Santos, terá manifestado a sua disposição de deixar a direcção do partido, esperando apenas fazer o anúncio oficial durante uma reunião do Comité Central do MPLA prevista para o início de Maio, que deverá definir a data do congresso.

Uma fonte do partido no poder confidenciou ao Novo Jornal Online que José Eduardo dos Santos já não vai dirigir mais nenhuma reunião do Secretariado do Bureau Político até que se realize a reunião do Comité Central.

Recorde-se que o Presidente angolano, João Lourenço, promoveu o ex-Chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, ao grau militar de general de Exército, licenciando-o à reforma, de acordo com a decisão publicada em Diário da República.

A decisão consta da Ordem 9/18 do Comandante-em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, e Presidente da República, a que a Lusa teve hoje acesso.

Durante 38 anos, José Eduardo dos Santos, actualmente com 75 anos, foi Presidente da República, e por inerência de funções comandante das Forças Armadas Angolanas, mas nas eleições gerais de 2017 já não concorreu ao cargo, a que sucedeu João Lourenço, também pelo Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA).

Antes das eleições disse que deixaria a política activa em 2018.

José Eduardo dos Santos mantém-se na liderança do MPLA, tendo João Lourenço como vice-presidente, mas já admitiu igualmente que poderá apenas retirar-se do poder no partido que suporta o Governo em Janeiro de 2019, enquanto data possível para a realização do próximo Congresso.