"O êxito da missão de organizar e realizar o XIII Congresso Ordinário do Partido não é tarefa fácil, passa pelo trabalho e dedicação de todos envolvidos. É necessário prudência para utilizamos o tempo disponível", disse Franco Marcolino Nhany ao NJOnline, durante um encontro com responsáveis das comissões e subcomissões.

O também Coordenador da Comissão Organizadora do XIII disse esperar que os membros escolhidos "usem a sua experiência e conhecimento para que o evento esteja à dimensão da grandeza da UNITA".

Informou sobre os passos já percorridos desde a convocação do XIII Congresso Ordinário pelo presidente do partido, tendo observado que a composição das comissões e subcomissões teve em conta o equilíbrio do género e a representatividade da juventude.

Na passada terça-feira, o presidente do grupo parlamentar da UNITA, Adalberto a Costa Júnior, anunciou a sua candidatura ao cargo de presidente do maior partido da oposição numa reunião da Comissão Permanente.

Ao NJOnline, o porta-voz da UNITA, Alcides Sakala, reiterou que os candidatos ao cargo de presidente da UNITA deverão formalizar as suas candidaturas no período entre 16 e 30 de Setembro.

"A UNITA é um partido aberto, o militante que reúne condições pode livremente candidatar-se à presidência do partido. Vamos aguardar no próximo mês em que serão conhecidos os candidatos", acrescentou.

Uma fonte da UNITA, confidenciou ao NJOnline, que no seio do partido existe a convicção, com maior ou menor intensidade, de que Pedro Catchiungo, Abílio Kamalata "Numa" e Lukamba Gato são também fortes possibilidades de surgirem como candidatos à liderança da UNITA.

O actual presidente do partido, Isaías Samakuva, não confirmou a continuidade ou não no cargo que ocupa desde 2003, mas não garantiu ainda que não vai ser candidato a mais um mandato para o lugar que ocupa já desde 2003.