Sob orientação do seu presidente, Adalberto da Costa Júnior, a bancada parlamentar do "Galo Negro" apreciou o Projecto de Lei do Regime Especial de Regulação Patrimonial, que versa sobre o repatriamento de capitais como uma via complementar ao financiamento do OGE.

Refira-se que a proposta de Orçamento Geral de Estado (OGE) para o ano fiscal de 2018, que comporta receitas e despesas na ordem de 9,6 triliões de kwanzas (Akz), superiores aos Akz 7,3 triliões do exercício de 2017, deu entrada no dia 15 de Dezembro do ano passado, na Assembleia Nacional, para apreciação, discussão e aprovação pelos deputados até 15 de Fevereiro deste ano.

A proposta do OGE/2018, que privilegia a estabilidade macroeconómica e um ambiente propício para o investimento, foi apreciada no dia 8 de Dezembro do ano passado pelo Conselho de Ministros, órgão colegial auxiliar do Presidente da República e Titular do Poder Executivo, João Lourenço.

Périplo de Samakuva

Segundo apurou o Novo Jornal Online, o encontro do Grupo Parlamentar da UNITA serviu também para partilhar aspectos relativos à vida interna do Partido e do périplo que o Presidente Isaías Samakuva realiza às províncias do centro e sul do país.

"O nosso líder está no centro e sul do país, para agradecer o apoio que os militantes e simpatizantes e não só deram, ao nosso partido durante a campanha eleitoral que culminou com a eleição de 51 deputados para Assembleia Nacional", disse ao Novo Jornal Online uma fonte da direcção do partido, sublinhando que " o périplo será extensivo a todo o país".

No Huambo, por exemplo, o líder do maior partido da oposição admitiu haver vontade das autoridades locais em fazer do Huambo uma província próspera.

No entanto, alertou para a necessidade de se executar, com rigor e responsabilidade, as acções contidas no plano de desenvolvimento para os próximos cinco anos, cuja proposta de elaboração termina este mês.