Após a entrega da reclamação, Isaías Samakuva disse aos jornalistas tratar-se de um assunto antigo e que consiste na nomeação pelo Presidente da República de quatro juízes para os tribunais de Contas, Constitucional, Supremo e Supremo Militar que a Constituição e a lei não prevêm.

O líder da UNITA acrescentou que, apesar ser um tema que já mereceu a reprovação do partido há cerca de um ano, foi hoje alvo desta reclamação formal na PGR porque o assunto foi sendo "amadurecido" em diálogo com juristas, tendo agora "surgido a oportunidade para reclamar da violação da Constituição" que estas nomeações de juízes compreendem.

"Nós achamos que o Presidente foi induzido, foi levado a cometer esta violação, também dependeu do parecer do Conselho Superior da Magistratura", notou Isaías Samakuva, acrescentando que este posicionamento foi acolhido pela PGR.

Samakuva explicou que o Procurador-Geral da República, Hélder Pitta Grós, admitiu que se trata de uma questão para analisar e, posteriormente, sobre ela se pronunciar.

Se esta reclamação fizer o seu caminho no sentido em que a UNITA entende ser o mais coerente com a lei e a Constituição, Samakua espera que tais actos, a nomeação dos juízes pelo PR, deverão então ser considerados nulos.