Durante cinco horas, 60 estudantes da décima à décima segunda classe, provenientes de 12 escolas da capital do país, entre públicas e privadas, participaram no Bootcamp (treino intensivo) de liderança Empresarial promovido pela ALA e organizado pelas empresas angolanas Neosol e Jovens da Banda.

A formação desenrolou-se na Mediateca 28 de Agosto, orientada para desafiar o espírito de liderança dos jovens e ajudá-los a desenvolver conhecimentos e habilidades de auto-gestão e empreendedorismo.

Wilson da Silva, responsável pela African Leadership Academy para os Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) e África Ocidental, e principal prelector do evento, apelou a um crescente envolvimento dos jovens angolanos.

Segundo Wilson da Silva, apesar de Angola ter estudantes já formados e em formação na ALA, há ainda a necessidade de impulsionar mais as inscrições, abertas a estudantes dos 16 aos 19 anos.

"A partir do momento em que o estudante é aceite na ALA, ele automaticamente faz parte de uma comunidade de mais de 6.000 líderes que irão trabalhar juntos para enfrentar os maiores desafios do continente. O nosso objectivo é ter cada vez mais estudantes angolanos a aderir a esta rede", disse.

A participação angolana foi também destacada por Mila Malavoloneke, directora de comunicação da Neosol e fundadora da Revista Jovens da Banda, empresas anfitriãs do evento.

De acordo com a responsável, é importante não excluir os jovens angolanos do processo de desenvolvimento do continente.

"Esta actividade foi bonita. Vi jovens de diferentes estatutos e crenças a pensar junto, fora da caixa, em formas de salvar o continente. Isso é importante porque vem mostrar aos nossos jovens que existe um território enorme além das nossas fronteiras e que também espera por eles", disse a jovem empreendedora, que também admitiu que o idioma continua a ser uma das principais barreiras à integração do jovem angolano em relação ao resto do continente, embora a situação já esteja a mudar.

"Tenho estado a viajar muito pelo continente nos últimos meses e venho notando que há cada vez mais angolanos envolvidos em organizações e instituições africanas, o que prova que as coisas estão a mudar. Mas precisamos fazer mais, muito mais", concluiu.

O Bootcamp de Liderança Empresarial para estudantes excepcionais do Ensino Médio é um workshop de um dia para alunos do ensino médio que já concluíram o décimo ano. O bootcamp é organizado todos os anos pela African Leadership Academy, em mais de 25 cidades africanas, esta foi a segunda vez que aconteceu em Angola.