Em 2016, segundo o director nacional de Viação e Trânsito, comissário Conceição Gomes, morreram nas estradas angolanas 2750 pessoas, em resultado de 10 538 acidentes, dos quais resultaram ainda mais de 11 mil feridos.

Em declarações à imprensa, o oficial, no fim da reunião da Comissão de Viação e Trânsito, realizada na quarta-feira, lembrou que o número de mortes nas estradas ainda é elevado mas sublinhou a diminuição conseguida de 2015 para 2015, com menos 921 mortos e cerca de três mil feridos.

Estes números, quando comparados com dados de 2012 ainda são mais expressivos, porque comparam com 4 636 mortos e 15 mil feridos em resultado de pouco mais de 17 mil acidentes registados pelas polícias.

Uma das razões para a diminuição do índice de mortalidade é, segundo Conceição Gomes, as repetidas campanhas de sensibilização e prevenção rodoviárias, que garantiu irem continuar.

As causas para a ainda muito elevada sinistralidade rodoviária são, entre outras apontadas pelo oficial, o excesso de velocidade, o consumo de álcool e o maus estado de algumas estradas.