A retirada dos vendedores da rotunda teve início ontem e os trabalhos estão a ser feitos com a colaboração da Polícia Nacional, depois de ter havido uma campanha de sensibilização e mobilização junto dos comerciantes informais que durou cerca de 60 dias.

O administrador do distrito urbano da cidade universitária, Antunes Huambo, disse ao Novo Jornal Online que, apesar de os vendedores terem sito retirados várias vezes do local pelas autoridades municipais de Bela e Kilamba Kiaxi, regressaram à rotunda dias depois, mas essa situação já está acautelada e não votará repetir-se.

"Estamos a fazer mudanças definitivas com 2.000 vendedores que diariamente praticavam a venda anárquica e, em marchas pacíficas, estamos a direccionar todos os ambulantes desta rotunda para os mercados da paz, madeira, buraco e 11 de Novembro", afirmou.

Antunes Huambo explicou que os vendedores produziam muito lixo e criavam dificuldades de locomoção aos moradores da zona, o que resultava em muitos atropelamentos.

"Esta acção visa tornar este lugar transitável para que a mobilidade urbana do trânsito seja fluente", garantiu.

Quanto às viaturas que fazem serviços de táxis na rotunda, Antunes Huambo disse que a administração do distrito urbano da cidade universitária, em parceria com a Direcção Nacional de Viação e Trânsito (DNV), "tomou medidas que permitem aos mesmos montarem os seus parques nas vias terciárias que já estão ser terraplanadas", conforme confirmou o Novo Jornal Online no local.

Entretanto, alguns moradores da zona do Calemba 2, mostraram-se satisfeitos com essa medita da administração do distrito urbano da cidade universitária, mas esperam que seja definitiva.

Delfina Matias e Mulaza Teca, moradores da zona, contam que não é a primeira vez que tal situação ocorre com estes vendedores, mas desta vez esperam que resulte.

Já Martins Afonso, outro residente, diz que a saída definitiva destes vendedores é satisfatória para os moradores e automobilistas que diariamente usam esta via.

"Aqui não é local para venda e não devem mesmo ficar, porque existem mercados próprios que o Estado contruiu para estas pessoas e não é admissível a venda ambulantes nas condições em que vendiam", disse.

Vários automobilistas ouvidos pelo Novo Jornal Online contaram que esta é uma medida acertada.

A saída definitiva dos vendedores da rotunda do Calemba 2, que em nada ajudavam a mobilidade do trânsito naquela circunscrição, agrada a todos, mas é esperado que as autoridades sejam rigorosas.

Antunes Huambo afirmou que foram montados postos fixos permanentes que vão trabalhar das 08.00 às 22.00 para que se sejam evitadas vendas anárquicas, quer seja no período diurno ou noturno.

A via principal do Calemba 2 liga os municípios do Kilamba Kiaxi, Viana, Belas, e Talatona, através do Luanda-Sul e Estádio 11 de Novembro, na Avenida Fidel Castro.