Segundo o comandante em exercício da Polícia Nacional na Lunda-Sul, subcomisário João Ângelo, os órgãos de Defesa e Segurança da Província não vão permitir que se repitam os ataques contra congoleses realizados na passada sexta-feira, no mercado de Saurimo "Portão do Leste", mais conhecido por "Candembe".

"O cidadão angolano residente nesta província [da Lunda-Sul] que se aproveitar da Operação Transparência e optar pela xenofobia ou sabotagem aos estabelecimentos dos congoleses residentes nesta região, mesmo aqueles que se encontram em situação ilegal, sentirá a mão pesada da Polícia Nacional", avisou o responsável.

Refira-se que nas últimas semanas, no âmbito da "Operação Transparência", levada a cabo pela Polícia Nacional, mais de 180 mil congoleses que estavam ilegalmente nas províncias da Lunda-Sul, Lunda-Norte, Malanje, Zaire, Bié e Uíge, deixaram o país.

Segundo as autoridades nacionais, essa saída aconteceu de forma voluntária, entendimento contestado pelas congéneres congolesas, que pondera retaliar contra o que diz ser a expulsão dos seus cidadãos.