Para impedir a propagação em larga escala, o Estado angolano determinou, com carácter de urgência, que os produtos - carnes processadas, incluindo todos os produtos de fumeiro e enchidos e embalagens de comida pré-cozinhada - das marcas Enterprise Food e Rainbow Chicken Limited (RCL Food), produzidas na África do Sul, sejam imediatamente recolhidas e destruídas.

Em caso de já terem sido adquiridas pelos consumidores, devem ser igualmente destruídas, lê-se numa nota de imprensa enviada hoje ao Novo Jornal Online, que reforça uma outra nota enviada no sábado.

Sempre que os consumidores encontrem produtos à venda com estas características, ainda segundo a mesma nota, devem alertar de imediato as autoridades.

"Continuamos atentos a recolher as amostras nos aeroportos, postos fronteiriços e supermercados em todo País e, até aqui ainda não foi detectado nenhum caso", disse a fonte do Ministério da Agricultura e Florestas, que avançou que o Instituto de Veterinária do Ministério da Agricultura e Florestas e as autoridades polícias está atento a esta epidemia.

A listeriose é uma intoxicação alimentar propagada por alimentos contaminados com a bactéria Listeria monocytogenes e uma das suas consequências mais graves acontece nas gravidas, para quem devem ser redobrados os cuidados face a este cenário de acelerada propagação da doença em toda a parte sul do continente africano, com especial incidência nos países vizinhos da África do Sul, estando, no entanto, todos com medidas activas de prevenção no terreno.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considerou já esta epidemia originária da África do Sul, e que se começa a espalhar pela África Austral, como a mais grave existente actualmente no mundo, tendo já atingido mais de mil pessoas.