O homicídio do casal ocorreu no dia 26 de Abril de 2016, quando Fernando Silva e Elvira Mil-Homens Silva seguiam de carro com o filho, Bruno Mil-Homens, na via expressa Luanda-Viana.

Os proprietários da Fermil Comércio Geral, empresa especializada em materiais eléctricos e de iluminação, foram interceptados por outro carro em andamento. O filho, na altura com 34 anos, sobreviveu, mas o casal foi baleado mortalmente por homens encapuzados.

No mês de Abril de 2016 houve, aliás, uma série de assaltos, raptos e assassinatos, nomeadamente de cidadãos estrangeiros residentes em Angola. A Embaixada de França chegou mesmo a lançar um alerta em que recomendava que a via expressa só fosse percorrida com segurança armada ou em caravana, depois do rapto de um cidadão francês que esteve sequestrado durante quatro dias.

Poucos dias depois do crime, o Serviço de Investigação Criminal ainda identificou três presumíveis suspeitos, sem que, no entanto, estes tenham sido detidos.

Desde então que Manuel Silva, irmão de Fernando e cunhado de Elvira, pede que o caso seja desvendado pelas autoridades competentes.

O Novo Jornal Online contactou Mateus Rodrigues, director provincial de Comunicação e Imprensa do Ministério do Interior que recordou que, poucos dias depois do crime ter acontecido foi detido um dos funcionários do casal, mas remeteu para mais tarde outras explicações referentes ao processo.