Os réus são acusados de transgredir o artigo 80.º do Código da Estrada, relativo à condução sob influência de álcool.

A detenção resultou da operação denominada "Páscoa Segura", que visava o combate à condução sob o efeito de bebidas alcoólicas e foi implementada entre sexta-feira e domingo pelo Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional (PN).

Osvaldo de Oliveira, de 23 anos de idade, o mais novo dos réus, assumiu ao Novo Jornal Online que foi apanhado a conduzir sob o efeito de álcool - em concreto com 1,71 g/l - mas contesta o tratamento recebido.

"Nunca roubei nada e a única coisa que admito que fiz e que falhei é ter andado ao volante do carro sob efeito de álcool. Nada justifica ter sido misturado com presos altamente perigosos na mesma cela", lamenta.

Também Dodas Kibussi, de 42 anos, lamentou pelo facto de ser encaminhado ao tribunal e por compartilhar a cela com marginais.

"Em toda minha vida nunca estive detido, sinto muito por ter que estar sentando no banco dos réus. No dia em que me detiveram não tinha ingerido nenhuma gota de álcool", disse, acrescentando que tinha bebido apenas um dia antes da operação fim-de-semana sem álcool.

Dos 108 réus ouvidos desde o meio-dia no TMI, três são estrangeiros, sendo dois portugueses e um cubano. No mesmo processo estão também arroladas quatro mulheres, que caíram nas malhas da polícia por condução sob efeito de álcool.