Pedro Bila, porta-voz da Empresa Nacional de Distribuição de Energia (ENDE), confirmou o facto ao NJOnline e explicou que o roubo das barras de cobre provocou a queda do posto de transformação (PT).

O Porta-voz da ENDE não se prolongou muito sobre o assunto, esclarecendo que deve ser tratado com a Comissão Administrativa da Cidade de Luanda.

O NJOnline contactou o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, Francisco Alexandra, que alegou falta de competência para o efeito, porque, segundo explicou, a Baía de Luanda está sob gestão de uma empresa privada, que também é responsável pela iluminação.

O NJOnline tentou o contacto com a empresa responsável, mas não obteve resposta.

Entretanto, uma fonte da empresa gestora da Baía de Luanda, que não quis ser identificada, assegurou, que não há, ainda, previsões para a reposição do equipamento roubado.

Importa lembrar que a Baía de Luanda já esteve às escuras, há 11 meses, quando elementos até agora não identificados roubaram o posto de transformação (PT), cabos elétricos e o gerador que assegurava a iluminação da marginal da capital, conforme noticiou o NJOnline no dia 22 de Agosto do ano passado.

Na ocasião, a presidente da Comissão Administrativa da Cidade de Luanda, Maria Nelumba, disse que este é um fenómeno que se verifica um pouco por toda a capital e que já ganhou intensidade.

A governante assegurou na altura que o Governo tem a responsabilidade de colocar os equipamentos, mas o cidadão tem o dever de cuidar e de denunciar os criminosos.

"Não faz sentido o Governo trabalhar para o bem da população e os prevaricadores trabalharem em sentido contrário", referiu.

Vale lembrar que no mês passado indivíduos não identificados destruíram as calhas onde passavam os cabos eléctricos de média tensão, da Centralidade do Kilamba, tendo afectado os condutores de uma das linhas que servia de alternativa. Aquela centralidade, do Município de Belas, em Luanda, ficou privada do fornecimento de energia durante 24 horas.