"Em função da demanda que temos estado a observar nas estações, sobretudo nas horas de ponta, e face às grandes enchentes e os desconfortos que as pessoas passam nos comboios, vamos colocar a circular mais sete comboios no sector suburbano das 5:00 às 20:00, de segunda a sábado".

Segundo Augusto Osório, as obras de duplicação da via e a construção de novas estações há dois anos fizeram com que o CFL reduzisse a circulação de comboios neste troço.

"Há dois anos que iniciámos uma fase de obras de duplicação da via e a construção de novas estações. Por questões de segurança, o CFL fez uma gestão na circulação, o que reduziu de 28 para 10 comboios diários", disse Augusto Osório, acrescentado que neste momento "já há condições para ter 17 comboios dia".

Entretanto, o NJOnline soube, junto do porta-voz do CFL, que, com a entrada destes sete comboios, o número de passageiros sentados aumenta de quatro mil para dez mil passageiros diários.

Vandalização e amontoados de lixo preocupam Caminhos-de-ferro

O director do gabinete de comunicação institucional e imprensa do CF, Augusto Osório, disse ainda que a constante vandalização dos comboios, principalmente no troço Boavista até à passagem de nível da Cuca, tornam mais difícil o trajeto Luanda/Malanje.

"Infelizmente, a população invade o espaço legalmente constituído para o Caminho-de-ferro para outras actividades que colocam em causa a segurança dos comboios e das pessoas".

"O CFL e as administrações e a polícia trabalham juntos na prevenção e repressão mas verificamos que as coisas continuam", referiu.

De acordo com o porta-voz do CFL, os constantes apedrejamentos aos comboios, para além de danificarem os vidros e as carruagens, também têm como resultado ferimentos graves dos passageiros, maquinistas e revisores dos bilhetes.