Manuel Gonga, representante dos camponeses nas conversações com o Governo Provincial do Kwanza Norte, explicou ao Novo Jornal Online que este problema começou com a proibição decretada pelo governador provincial de utilização das carrinhas de caixa aberta para o transporte dos agricultores ao longo da Estrada Nacional 230, comummente utilizada pelos camponeses para chegarem aos seus terrenos.

A manifestação, ainda segundo Manuel Gonga, pode acontecer já na próxima segunda-feira se o Governo Provincial não der resposta a este problema que afecta "muitas centenas de agricultores" impedidos de obterem o sustento para as suas famílias porque, na maioria, "não possuem outras fontes de rendimento".

Recorde-se que a proibição de utilização das carrinhas de caixa aberta como meio de transporte surgiu devido aos múltiplos acidentes graves que ocorreram nos últimos tempos envolvendo este tipo de veículos ao serviço de transporte ilegal de passageiros.

Uma das soluções preconizadas pelos camponeses, segundo o seu representante, passa por colocar ao serviço alguns dos 25 autocarros que o Governo central entregou ao Kwanza Norte, servindo assim para permitir que os agricultores possam deslocar-se em segurança para as suas lavras situadas ao longo do corredor da EN 230 entre Ndalatando e o Dondo.

"No dia 31 do mês passado entregamos um memorando ao governo provincial com as nossas propostas e estamos a aguardar que seja dada uma resposta ainda esta semana", disse ainda ao Novo Jornal Online Manuel Gonga, acrescentando que se assim não acontecer até sexta-feira terá lugar a manifestação.

"Se o senhor governador José Maria dos Santos não resolver a situação dos camponeses até sexta-feira, pode contar que muitos rurais desta província vão sair às ruas para protestar junto do Governo Provincial", advertiu.

Os camponeses recordam que não apenas eles que estão a ser afectados por esta situação, porque se acesso às suas lavras, estas não produzem aquilo que é normalmente vendido na cidade, obrigando a população a recorrer a outros alimentos, quase sempre mais caros e de pior qualidade.

Face a este aviso, o Novo Jornal Online tentou, ao longo de toda a manhã e início de tarde de hoje, obter uma reacção do Governo Provincial do Kwanza Norte mas não foi possível fazer com que, do gabinete de comunicação, atendessem os sucessivos telefonemas.