Para esta terça-feira, esta agendada a audição dos primeiros réus e, segundo determinou o Tribunal Supremo, o réu Valter Filipe, ex-governador do Banco Nacional, que esta ser acusado de ter ordenado a transferência dos 500 milhões USD de forma ilícita para um banco de Londres, é o primeiro a ser ouvido.

No mesmo processo, para além de Valter Filipe estão José Filomeno dos Santos, filho do antigo Presidente da República José Eduardo dos Santos, Jorge Gaudens Pontes Sebastião e António Samalia Bule Manuel.

Os arguidos estão implicados na transferência ilegal de 500 milhões de dólares norte-americanos do Banco Nacional de Angola (BNA) para uma conta no Credit Suisse, de Londres, Reino Unido.

A operação ocorreu antes das eleições gerais de 23 de Agosto de 2017 e foi travada pelas autoridades britânicas, que a sinalizaram como suspeita.

A transferência era uma espécie de pagamento avançado para uma empresa criada pelos arguidos a fim de montar uma operação de financiamento para Angola no valor de mais de 30 mil milhões de dólares.

O plano estabelecia a constituição de um suposto Fundo de Investimento Estratégico e na utilização da empresa Mais Financial Services, S.A. como instrumento de actuação.

O julgamento tem 11 declarantes e três testemunhas com destaque para o ex-ministro das Finanças Archer Mangueira e o actual Governador do BNA, José de Lima Massano.