O general António Egídio de Sousa Santos, no Domingo, numa intervenção perante a 71ª brigada de infantaria motorizada, no Soyo, sublinhou a sua satisfação perante a constatação do cumprimento "com zelo e dedicação" da missão de defesa das fronteiras com a RDC.

O oficial esteve no Zaire durante três dias, tendo-se deslocado às instalações militares localizadas nos municípios fronteiriços de Mbanza Congo, Soyo, Cuimba e Nóqui.

António Egídio de Sousa Santos, citado pela Angop, sublinhou o facto de as unidades por onde passou, "sobretudo nas áreas limítrofes com a RDC", ter constatado que "os efectivos estão prontos e com um estado anímico aceitável para o cumprimento da missão a si acometida".

Neste périplo pelo Zaire, o primeiro fora de Luanda deste que assumiu o cargo de CEMGFAA, o general António Egídio de Sousa Santos vistoriou, ainda segundo a agência, o quartel da 2ª divisão de infantaria motorizada de em Mbanza Congo, o posto comando da 52ª unidade de infantaria, no Cuimba, a 42ª brigada das FAA estacionada na comuna do Mplala (Nóqui), bem como a 71ª brigada de infantaria motorizada, no município do Soyo.

Sem que a crise que a RDC atravessa tivesse sido citada como razão para esta deslocação, podendo estar em preparação outras ao longo dos mais de 2 500 quilómetros com esse país, a verdade é que os problemas por que passa o vizinho do norte é uma das principais preocupações das FAA no esforço de garantia da segurança de Angola.