Os problemas de falta de energia, depois de ter avariado o antigo gerador, surgiam sempre que falhava a luz da rede pública.

O Novo Jornal Online presenciou a substituição do antigo gerador, que funcionava desde a inauguração do centro em 2012, na presença da directora municipal da saúde do Talatona, Luciana Guimarães.

A directora-geral da referida unidade hospitalar disse ao Novo Jornal Online que espera que as situações como a que ocorreu na segunda-feira e, em outros tempos, não voltem a acontecer.

Victória Selalo Miguel salientou também que o centro nunca foi orçamentado e que trabalham a depender da direcção municipal de Saúde do Talatona e Provincial,

"Eles é que têm ajudado este centro na medida em que podem e, a nós, só cabe reportamos a situação e depender que venham dar solução", explicou.

De referir que no dia 23 o Centro Materno-infantil do Benfica realizou dois partos à luz de velas por falta de energia da rede pública, numa altura em que o único gerador que dava suporte ao centro se encontrava avariado desde Janeiro último, situação que deixava a unidade as escuras sempre que a houvesse corte de energia eléctrica na zona do Benfica.

O centro materno Infantil localizado no bairro do Benfica, município de Talatona, possui farmácia, sala de planeamento familiar, banco de urgência, medicina, pediatria, obstetrícia, pré-natal, laboratório e uma área apropriada para o programa de promoção de saúde e prevenção.