Este levantamento surgiu depois dos CFL terem recebido garantias de segurança da Polícia Nacional.

A informação foi avançada ao NJOnline pelo porta-voz dos CFL, Augusto Osório, que garantiu que a Polícia Nacional vai reforçar o dispositivo de segurança para inverter o cenário que fez com que os Caminhos-de-Ferro de Luanda suspendessem dois comboios naquela zona.

"Tivemos um encontro ontem, com a Polícia Nacional, que nos garantiu que vai reforçar o dispositivo de segurança para alterar o quadro", explicou.

Face a essa situação, conta o porta-voz dos CFL, a direcção dos Caminhos-de-Ferro achou por bem suspender os comboios naquela circunscrição.

"Nós tivemos de suprimir dois comboios de manhã, que são os primeiros do dia, e dois no período da noite, porque é nessas horas que os meliantes se aproveitavam da situação do bairro e faziam emboscada aos passageiros e aos trabalhadores dos Caminhos-de-Ferro", salientou.

Augusto Osório disse ainda que a direcção dos Caminhos-de-Ferro de Luanda recebeu fortes garantias da Polícia Nacional de que vai haver segurança, apesar de não lhes terem detalhado quais as tácticas operacionais que serão utilizadas.

Em declarações ao NJOnline, em Outubro, o director do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa do CFL, Augusto Osório disse que as constantes vandalizações dos comboios têm ocorrido, principalmente, nos troços da Boavista, passagem de nível da Cuca e no trajecto Luanda/Malanje.

"Infelizmente, a população invade o espaço legalmente constituído para os Caminhos-de-ferro, usando-o para outras actividades que colocam em causa a segurança dos comboios e das pessoas".

"Os CFL e as administrações e a polícia trabalham juntos na prevenção e repressão mas verificamos que as coisas continuam", referiu.

De acordo com o porta-voz dos CFL, os constantes apedrejamentos aos comboios, para além de danificarem os vidros e as carruagens, também têm resultado em ferimentos graves aos passageiros, maquinistas e revisores dos bilhetes.