O porta-voz de Luanda do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros (SNPCB), Faustino Minguês, disse ao Novo Jornal Online que as fortes chuvas de Sábado, provocaram dois mortos, depois já terem provocado a morte a outras duas pessoas na terça-feira passada.

Entre as vítimas está uma criança de quatro anos, que ficou soterrada nos escombros da sua casa, e um homem de 25 anos, que saltou a zona de vedação da bacia de retensão do coelho, em Viana, para mergulhar.

O balanço apresentado pelos Bombeiros, ao Novo Jornal Online, incluiu também o desabamento de quatro casas, e oito ficaram sem teto.

Faustino Minguês disse ainda que, durante as chuvas, houve o enchimento e transbordo da bacia de retenção de águas do Zango, provocando o alagamento da via principal e das residências, criando dificuldades à passagem de pessoas e viaturas, principalmente nas ruas secundárias.

"O comando de Luanda do SNPCB procedeu ainda ao resgate de quatro cadáveres de vítimas de afogamento no canal do Kikuxi, bairro Catinton e lagoa do Golf 2", explicou.

"Os Bombeiros efectuaram no Domingo o salvamento de um cidadão que estava na iminência de se afogar na ilha de Luanda", disse Faustino Minguês.

Ontem 18, o Novo Jornal Online apurou que, o cenário em vários bairros da capital era desolador, muitos populares tiveram mesmo que utilizar electrobombas para retirar as águas das chuvas nas ruas e residências.

As chuvas que caíram nos últimos dias deixaram uma situação de caos em vários bairros da cidade de Luanda, com ruas intransitáveis, algumas devido a árvores que ainda não foram removidas, como é o caso da Rua Luther King, e habitações alagadas, constatou o Novo Jornal Online numa ronda efectuada hoje.

O Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET) prevê que durante o dia de hoje, 19, e amanhã, 20, haverá continuação de queda de chuva em Luanda.