A revelação foi feita pelo director do Hospital Militar, Belmiro Rosa, quando recebia uma delegação parlamentar, encabeçada pelo deputado Roberto Leal Monteiro "N'Gongo", que visitou as instalações.

Para um atendimento eficiente, Belmiro Rosa, ainda no âmbito desta visita parlamentar que teve lugar na passada sexta-feira, recomenda a conclusão das obras do projecto de melhoria do hospital que começaram em 2015.

A saída do encontro, o deputado do MPLA João Fernando Mucanda, resumiu a visita sublinhando que os parlamentares tomaram conhecimento das preocupações apresentadas e garantiram tudo fazer junto das instituições de direito para as solucionar.

Entre as patologias mais frequentes nesta importante unidade de saúde surgem as doenças cardiovasculares, VIH/Sida, insuficiência renal, diabetes e a tuberculose que têm sido diagnosticadas e tratadas por 3 500 médicos e outros técnicos, entre estrangeiros e nacionais.

De referir que está em estudo a requalificação do Bloco Operatório, Centro de Hemodiálise, Cardiologia e Neurologia deste hospital.

A instituição conta neste momento com 39 especialidades e atende cerca de três milhões de utentes anualmente.

Recorde-se que em 2013 os ministros da Defesa de Angola, Cândido Van-Dúnem, e da Sérvia, Aleksander Vucic, procederam à colocação da primeira pedra para a construção do novo Hospital Militar Principal.

A construção do novo estabelecimento, no Quilómetro 44, em Viana, conta com o apoio da Sérvia.

Cândido Van-Dúnem garantiu na ocasião que o hospital, a ser construído em quatro anos, vai responder às necessidades dos efectivos das FAA e respectivos familiares.

O projecto de construção do novo Hospital Militar Principal inclui o apetrechamento do mesmo e a requalificação de quadros que vão fazer uso das infra-estruturas.

O novo Hospital Militar Principal vai contar com serviços interno e ambulatório, medicina experimental, urgências, centro escolar e um heliporto.