Esta operação foi conduzida, segundo uma nota da Polícia Nacional, nos municípios de Cuango, Chitato, Capenda e Camulemba, todos na Lunda Norte, e numa vasta região considerada de grande potencial diamantífero e fronteiriças com o Congo-Kinshasa, e inserida no plano de combate à imigração ilegal.

Foram ainda detidos cerca de 30 pessoas sob a acusação de terem atravessado a fronteira de forma ilegal, tendo estes sido repatriados após o cumprimento das tramitações legais exigidas.

O garimpo ilegal de diamantes é uma das lutas onde o Governo está mais empenhado no âmbito do plano de desenvolvimento da indústria diamantífera.

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás avançou na segunda-feira a intenção do Executivo de diminuir a actividade garimpeira como forma de aumentar a produção e lapidação nacionais.

O ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás angolano anunciou hoje que o setor vai criar uma Bolsa de Diamantes, com medidas que passam pelo "aumento da produção e lapidação de diamantes e diminuição do garimpo".

Diamantino Pedro Azevedo, durante a apresentação do projecto do Polo de Desenvolvimento Diamantífero da Lunda Sul, em Saurimo, que vai custar 77 milhões USD, disse que a criação de melhores condições para a organização de um sector semi-industrial e de comercialização "robusto" passa também por normalizar e evitar que o garimpo ilegal diminua.

"O Executivo quer fomentar o surgimento de mais fábricas de lapidação, principalmente nas províncias onde são produzidos os diamantes", disse