Entre os detidos estão o Director-Geral-Adjunto do (SIC), superintendente Abel Wayaha, um intendente e um oficial subalterno com a patente de inspector.

De acordo com o porta-voz da Policia Nacional na Huíla, superintendente Carlos Alberto, está confirmada a prisão dos três oficiais do Serviço de Investigação Criminal (SIC), há cerca de uma semana

"Eles já foram entregues ao Ministério Público (MP) ", disse, destacando que não pode avançar mas dados sobre este caso por não ser da sua competência e informando que o processo está sob a alçada da Procuradoria-Geral da Republica (PGR).

Segundo uma fonte da PGR, que falou sob anonimato ao Novo Jornal Online, foram levadas a cabo cinco buscas mas até ao momento só foram efectuadas três detenções porque as investigações estão ainda por concluir.

"Durante as buscas que fizemos com a PJM só realizámos três detenções, em função das provas não estarem concluídas na totalidade", confirmou.

A fonte disse ainda que os três oficiais que se encontram presos são acusados de crimes graves e que os mesmos podem ser expulsos da corporação na fase final do julgamento.

"Os três oficiais detidos pela PJM são indiciados de crimes de corrupção activa e passiva, desvio de bens apreendidos, peculato e saída ilegal de reclusos das celas a troco de dinheiro", revelou, sublinhando que os crimes que pesam nas costas dos efectivos do SIC é bastante delicado, principalmente para estes oficias que dominam a lei", aponta.

"Foi através de uma denúncia que mantivemos o contacto com a PJM. Desencadeámos as investigações, conseguimos fazer as buscas e realizámos a prisão destes três elementos do SIC", concluiu a fonte.