Notícia alterada para incluir o desmentido do GPL

A informação é avançada pela edição deste sábado do jornal O País. Segundo este diário, "os motivos da detenção prendem-se com a celebração de contratos de empreitadas fictícias, mas cujos pagamentos terão sido feitos como se tivessem prestado serviço ao estado angolano".

O País avança ainda que na mesma operação foi também detida Ilda Maria Jamba, ex-Chefe do Departamento de Programação Financeira do mesma direcção, que chegou a liderar há cerca de uma década.

A detenção da ex-responsável do Ministério das Finanças e hoje secretária-geral do Governo Provincial de Luanda (GPL) foi entretanto desmentida, tendo a mesma sido chamada ao SIC para prestar depoimento.

"No sentido de se repor a verdade e proteger o bom nome da funcionária em causa, o Gabinete de Comunicação Institucional do Governo Provincial de Luanda, vem informar que são falsas as notícias sobre a presumível detenção da Dra. Ilda Jamba, Secretária Geral do Governo Provincial de Luanda", lê-se numa nota distribuída hoje, 18, pelo GPL.

O director nacional do Tesouro integrava também o conselho fiscal da Comissão de Mercados de Capitais, por nomeação do ministro das Finanças, Archer Mangueira. Edson Vaz foi também responsável pelo Fundo de Fomento Habitacional, órgão afecto ao ex-Ministério do Urbanismo e Habitação